PAÍS DE GALES

Se aplicássemos a máxima “as melhores coisas vêm em embalagens pequenas” aos países da Europa o País de Gales seria um bom exemplo a apresentar. Em todo o reino unido, os galeses são, provavelmente, o povo mais parecido com os portugueses. Hospitaleiros quanto baste e de trato fácil, não terá dificuldade em encontrar um galês que lhe dê indicações ou sugestões para onde ir e o que visitar. Depois de uns dias no País de Gales, você irá para casa com um absoluto sentimento de hiraeth – a palavra galesa para “saudade”.

Mermaid Quay, País de Gales - Aerosoltur
Mermaid Quay, País de Gales

Um país com história. Pedra sobre pedra, a história do reino unido é indivisivel da história do País de Gales, os seus imponentes castelos são testemunhos graníticos, de uma história construída a ferro e fogo. Você poderia passar um ano a visitar castelos, no país de Gales… e provavelmente não os visitaria todos! Há castelos isolados nas montanhas, vigilantes sobre as cidades, habitados, em ruínas, grandes, pequenos…castelos para todos os gostos! Sempre perfeitamente alinhados com a paisagem envolvente, evocando o tempo em que cavaleiros de armadura reluzente emergiam do meio da floresta a galope.
Apesar de estar longe de ser um país tropical, o País de Gales é também um destino para férias na praia. A costa galesa é magnífica e merecedora de uma visita atenta. Com o sol a brilhar, as praias enchem-se de gente a aproveitar o calor e crianças a brincar na areia ou a chapinhar no mar. No lado oposto, Gales selvagem, com uma natureza riquíssima, de montanhas e vales à espera de serem explorados.

A capital do País de Gales, desde 1955, emergiu como um dos centros urbanos mais fervilhantes do Reino Unido. A cidade encontra-se entre um forte centenário e uma moderna frente marítima, absorvendo a sua história e apresentando espaços que se enchem de pessoas a fazer compras, a procurar os seus bares e pubs. É obrigatória uma visita ao Castelo de Cardiff e incontornável a passagem pelo Millennium Stadium. Para visitas mais culturais, poderá perder-se nos corredores do Museu Nacional de Cardiff ou no Museu de História Nacional de St Fagans. Voltando aos castelos, visite o magnífico Castelo Caerphilly, um dos primeiros castelos a utilizar lagos, pontes levadiças e muralhas interiores na sua construção. Para chegar ao pátio interior, era necessário passar por 3 pontes levadiças, seis portas levadiças e 5 portões duplos, nos dias de hoje não terá tanta dificuldade.

No Parque Nacional de Snowdonia, os altos picos do sul da Escócia rasgam o céu e servem de escudo às maravilhas naturais do lado galês. Quem visita Snowdonia procura subir aos 1085 metros do monte Snowdon, escalando-o ou subindo de comboio até ao pico. Se não gosta de alturas poderá encontrar aqui o maior lago natural do País de Gales. Tal como no resto do país, poderá também visitar um castelo, o castelo de Harlech, Igreja de St. Michael, as Cavernas de Llechwedd e o Estuário de Mawddach Ao longo das montanhas, do lado galês, a costa é esculpida lentamente por um mar sereno, que produz um swell maravilhoso para os amantes do surf, em Porth Neigwl, e se alonga até Barmouth.

Baía de Cardigan, País de Gales
Baía de Cardigan, País de Gales
Castelo de Carephilly, País de Gales
Castelo de Carephilly, País de Gales
Barmouth, País de Gales
Barmouth, País de Gales

Barmouth é uma cidade costeira, com uma bela praia, de bandeira azul e o estuário de Mawddach mesmo ali ao lado. Esta cidade/resort à beira-mar galês debruça-se melancólicamente sobre o mar. Mas não se deixe enganar, no verão enche-se de gente e fervilha com o calor e as enchentes de pessoas que invadem a cidade para aproveitar as suas praias.

Mais complicado de dizer do que de visitar, é impossível ficar indiferente perante a beleza natural de Aberystwyth. Ladeada por 2 parques nacionais, esta zona do País de Gales é rica em lustrosos e verdejantes campos, rios correntes em vales profundos e pequenas cidades comerciais. A revolução industrial esqueceu-se de chegar a estes sítios. Visite o Centro de Tecnologias Alternativas ou o MOMA de Gales, em Machynlleth, o Castelo Powis, em Powis, ou o Castelo de Cardigan, em Cardigan. em Aberystwyth pode visitar a Biblioteca Nacional de Gales e em Newtown o Museu Robert Owen.

FInalmente, Monmouthshire…

Este pedaço da Gales rural foi, um dia, uma fronteira selvagem. Isso, por si só, é mais do que justificação para a preponderância de castelos ao longo dos seus campos e vales, eregidos para manter o controlo sobre os indomáveis galeses que ameaçavam as terras inglesas. O Rio Wye, o quinto maior da Britânia corre desde as montanhas galesas formando a fronteira entre inglaterra e o País de Gales, antes de desaguar no Rio Severn, um pouco abaixo de Chepstow. Destacam-se assim os Castelos de Chepstow, Monmouth, Abergavenny (e o seu museu) e Raglan. A Abadia de Tintern e o Museu, e centro histórico de Nelson.

Como poderá verificar, o País de Gales cobre-se de grandes belezas e sítios históricos para visitar. Esperamos que hoje termine a hiraeth galesa, e voltem todos os galeses para casa, para assistir à final do Euro2016 pela televisão.

Não Encontrou o Seu Destino?

Então o seu destino é mesmo falar connosco!

Faça-nos uma visita, em Espinho ou envie-nos uma mensagem através do formulário que irá encontrar ao clicar no botão em baixo. Vamos encontrar em conjunto, a sua próxima viagem de sonho. 

Até já! 

Estamos à distância de um clique, de um telefonema, de uma vista. Visite-nos em Espinho ou junto de um parceiro, no Rio de Janeiro (Brasil) ou em Caracas (Venezuela).